A escolha de uma transportadora de mudanças com qualidade é uma decisão que só lhe cabe a si. Faça-o conhecendo alguns alertas, para a análise que fizer quando chegar a altura de decidir quem lhe faça mudanças. Deste modo pretendemos dar a conhecer a quem não está constantemente a encomendar mudanças a transportadoras, algumas noções para conhecer toda a verdade sobre o que é oferecido ao público em geral.
Não se deixe seduzir por preços que lhe parecem baixos, certifique-se sobre quem os pratica:
- cumprem horários?
- atendem sempre o telefone?
- têm pessoal qualificado, com credibilidade profissional?
- têm material adequado para proteção dos seus bens?
- quando estamos a falar daquilo que é seu, todo o cuidado é pouco... e o preço não é o mais importante, escolha bem!
Um alvará é uma licença oficial emitida pelo Instituto da Mobilidade e
Transportes Terrestres (antiga Direcção Geral de Transportes Terrestres).
Desde
16 de Agosto de 2007, entrou em vigor o Decreto-Lei nº 257/2007 que
estabelece as regras para a emissão do Alvará.
Para
ter acesso ao Alvará as empresas têm de preencher alguns requisitos:
Idoneidade - Garante
que o gerente da empresa tem um comportamento sem ilegalidades no
decorrer da sua actividade.
Capacidade profissional
- Indica que o gerente teve de frequentar um curso de formação em
transportes e que foi qualificado.
Capacidade financeira -
Que no mínimo a empresa tem um capital social de 125.000 euros.
Que cumpre com as
obrigações fiscais.
- Estou a
avaliar realizar a minha mudança com recurso a rent-a-car e a ajuda de uns
amigos. Quais são as vantagens e desvantagens?
Apesar
de poder ser mais económica numa primeira avaliação, nem sempre é isso que
acontece. Nem sempre a diferença compensa o esforço.
Gere os timings das
mudanças;
Controla a 100% os seus
bens;
Pode ser um dia mais
divertido na presença de amigos e família;
Eventual custo mais
reduzido à 1ª vista.
Esforço físico e
desgaste de um dia a carregar móveis.
Fica comprometido para
ajudar os seus amigos e família a mudar de casa. Avalie se a casa deles
for maior e com acessos mais difíceis o esforço que vai ter de fazer.
Possivelmente vai
pagar-lhes as refeições (Pequeno almoço, almoço, lanche e jantar).
O risco de estragos é
bastante mais elevado, não são profissionais.
Vai perder tempo com
aluguer de rent-a-car, recolha e entrega de viatura, combustível,
seguro/franquia no caso de acidente.
Arrumar os bens
correctamente na viatura é complexo. Cada curva, aceleração e travagem é
um momento de risco e além da protecção dos bens tem de ter muito mais
cuidado com a carrinha, as franquias são elevadas.
Normalmente os
rent-a-car não fornecem cobertores, e cintas para amarrar as cargas.
Se não couber tudo de
uma vez irá andar de um lado para outro com todas as pessoas e
consequentes custos de deslocação.
- Há
empresas que indicam que fazem mudanças e distribuições. O que pensar destas
empresas?
Normalmente uma distribuição é a entrega de diversos volumes de diferentes
clientes em diferentes moradas de destino. Estas empresas nas distribuições
não utilizam ajudantes e como tal quando vendem o serviço de mudanças.
- Poderá o serviço de mudança ser realizado com pessoal eventual? Qual é o risco de utilizar
pessoal eventual?
O maior
risco é o de essas pessoas não terem qualquer vínculo com a empresa, como
tal o interesse deles é apenas de fazer umas horas e receber o dinheiro no
final. O empenho normalmente não é satisfatório, pelo que é elevado o risco de danos
nos bens e de furtos.
Rua José Pereira, Lt. AE 06 A 1685-635 Famões - PORTUGAL
(+351) 210 990 021 (Chamada para a rede fixa nacional)
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